sábado, 24 de outubro de 2015


Tutora do GRUPO PET LITORAL INDÍGENA organiza livro que reúne a experiência de produção intercultural dos grupos PET indígenas criados a partir do Edital 09/2010-MEC.

"Em 2010 o Ministério da Educação/MEC publicou o Edital 09/2010 possibilitando às universidades e institutos federais brasileiros a criação de novos grupos de educação tutorial em nível de graduação. Neste Edital, uma modalidade inovadora de educação tutorial foi instituída pelo MEC: partindo de uma articulação do Programa de Educação Tutorial com o Programa Conexão de Saberes, foi prevista a organização de grupos direcionados exclusivamente à formação de estudantes universitários indígenas. 
O objetivo de conhecer e tecer pontes de intercâmbio com os demais Grupos PET-Indígenas instituídos no Brasil pelo Edital 09/2010 do MEC passou a mobilizar o interesse na tutoria e na pesquisa e deu origem à idéia do presente livro.
O livro possibilita reconhecer o impacto destes grupos nas instituições-sede e sua contribuição para a produção intercultural de novos conhecimentos acerca das realidades indígenas contemporâneas, a partir de suas próprias lentes culturais, em cruzamento com as matrizes curriculares dos cursos do estudantes indígenas.
Por fim, no contexto de institucionalização da Lei de Cotas e seus desdobramentos administrativos, considera-se que a sistematização dos processos educacionais em andamento nestes grupos – objeto deste livro -  é imprescindível ao acompanhamento e avaliação das políticas de educação superior para indígenas em curso no país". (Ana Elisa de Castro Freitas - organizadora. Apresentação)


 Localizados em universidades situadas nas 5 regiões do país, em interface com territórios e ecossistemas de pertencimento de mais de 50 etnias indígenas, o livro cobre o estado da arte da produção intelectual colaborativa em curso nestes grupos,  envolvendo professores e jovens indígenas no ensino superior no Brasil.
O livro foi financiado pelo Projeto "A Educação Superior de Indígenas no Brasil: avaliação, debate, qualificação", desenvolvido, no âmbito do Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (LACED)/Setor de Etnologia/ Departamento de Antropologia/Museu Nacional-UFRJ, sob a coordenação de Antonio Carlos de Souza Lima, e integra a Série "Abrindo Trilhas". A pesquisa desenvolvida pela organizadora foi financiada pelo Programa de Educação Tutorial/PET, do Ministério da Educação do Brasil/MEC, com recursos de bolsas e custeio do Fundo Nacional da Educação/FNDE. 

ACESSE O LIVRO:

Editora E-papers: 
http://www.e-papers.com.br/produtos.asp?codigo_produto=2663&promo=7

LACED:
http://laced.etc.br/site/acervo/livros/intelectuais-indigenas-e-a-construcao-da-universidade-plurietnica-no-brasil





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