domingo, 20 de novembro de 2011

CURSO DE CULTURA E LINGUA NO MUSEU PARANAENSE

O CURSO E LINGUA E CULTURA GUARANI 

Resultado de parceria entre o GRUPO PET LITORAL INDÍGENA/UFPR e o  MUSEU PARANAENSE, o Curso de Língua e Cultura Guarani foi ofertado gratuitamente à comunidade no período de 2011/2 e 2012/1, nas quartas-feiras à tarde, no Auditório do Museu Paranaense, Curitiba.


O Projeto resultou das pesquisas e práticas educacionais voltadas à divulgação, estudo e valorização da língua e cultura Guarani, desenvolvidas pelo então Bolsista do Grupo PET Litoral Indígena, acadêmico de Pedagogia/UFPR, DANIEL KUARAY TIMÓTEO MARTINS.


Daniel experimentou metodologias bilíngues baseadas na interculturalidade, buscando uma articulação entre modos de transmissão e produção de conhecimentos da educação tradicional Mbyá Guarani - o canto, a dança, a arte, a palavra, a respiração, a iconografia - com os meios educativos adotados na pedagogia acadêmica.


Como resultado, em 2012, aproximadamente 40 pessoas participaram do evento de formatura nos módulos Introdutório e Intermediário, no Auditório do Museu Paranaense.


PALAVRAS DO PROFESSOR BILÍNGUE:


Onde eu Daniel Kuaray Timoteo Martins...Guarani da comunidade MBYA MBIGUAÇU-SC, estudante de pedagogia, mostrei um pouco do grande universo Mbya guarani.

O curso teve por objetivo mostrar a cultura, os costumes e lingua guarani, através de fotos,videos e seminários guarani que mostram as ARTES e ARTESANATOS GUARANI, O CANTO, A DANÇA A ESPIRITUALIDADE.

...o curso foi ofertado todas as quartas feiras a partir das 17:30 ate as 18 :55, no Museu Paranaense, Curitiba. 

Atraves desse curso posso mostrar a vida guarani o NHANDEREKO


HEPYTA NHANDERU REVE(FIQUE COM GRANDE ESPIRITO)>>><<<>>><<




Um comentário:

  1. Maravilhosa iniciativa de Daniel Kuaray, demonstra a maturidade do seu percurso intelectual e a autonomia enquanto membro do Grupo PET. Com essa atividade, Daniel atinge os três principais objetivos do projeto PET LITORAL INDÍGENA: a formação autônoma dos intelectuais indígenas/alunos, a conexão de saberes através de redes interétnicas, interculturais e intersocietárias e a produção de metodologias inovadoras no campo da educação intercultural. Daniel abriu promissor campo de relações com o Museu Paranaense e outros estudantes já estão se somando a essa atividade. Parabéns, Kuaray!

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