Tutora do GRUPO PET LITORAL INDÍGENA organiza livro que reúne a experiência de produção intercultural dos grupos PET indígenas criados a partir do Edital 09/2010-MEC.
"Em 2010 o Ministério da Educação/MEC publicou o
Edital 09/2010 possibilitando às universidades e institutos federais brasileiros
a criação de novos grupos de educação tutorial em nível de graduação. Neste Edital,
uma modalidade inovadora de educação tutorial foi instituída pelo MEC: partindo
de uma articulação do Programa de Educação Tutorial com o Programa Conexão de
Saberes, foi prevista a organização de grupos direcionados exclusivamente à
formação de estudantes universitários indígenas.
O objetivo de conhecer e tecer pontes de intercâmbio
com os demais Grupos PET-Indígenas instituídos no Brasil pelo Edital 09/2010 do
MEC passou a mobilizar o interesse na tutoria e na pesquisa e deu origem à
idéia do presente livro.
O livro possibilita reconhecer o impacto destes
grupos nas instituições-sede e sua contribuição para a produção intercultural de
novos conhecimentos acerca das realidades indígenas contemporâneas, a partir de
suas próprias lentes culturais, em cruzamento com as matrizes curriculares dos
cursos do estudantes indígenas.
Por fim, no contexto de institucionalização da Lei
de Cotas e seus desdobramentos administrativos, considera-se que a
sistematização dos processos educacionais em andamento nestes grupos – objeto
deste livro - é imprescindível ao
acompanhamento e avaliação das políticas de educação superior para indígenas em
curso no país". (Ana Elisa de Castro Freitas - organizadora. Apresentação)
Localizados em universidades situadas nas 5 regiões do país, em interface com territórios e ecossistemas de pertencimento de mais de 50 etnias indígenas, o livro cobre o estado da arte da produção intelectual colaborativa em curso nestes grupos, envolvendo professores e jovens indígenas no ensino superior no Brasil.
O livro foi financiado pelo Projeto "A Educação
Superior de Indígenas no Brasil: avaliação, debate, qualificação", desenvolvido, no âmbito do
Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (LACED)/Setor de Etnologia/
Departamento de Antropologia/Museu Nacional-UFRJ, sob a
coordenação de Antonio Carlos de Souza Lima, e integra a Série "Abrindo Trilhas". A pesquisa desenvolvida pela organizadora foi financiada pelo Programa de Educação Tutorial/PET, do Ministério da Educação do Brasil/MEC, com recursos de bolsas e custeio do Fundo Nacional da Educação/FNDE.
ACESSE O LIVRO:
Editora E-papers:
http://www.e-papers.com.br/produtos.asp?codigo_produto=2663&promo=7
LACED:
http://laced.etc.br/site/acervo/livros/intelectuais-indigenas-e-a-construcao-da-universidade-plurietnica-no-brasil
ACESSE O LIVRO:
Editora E-papers:
http://www.e-papers.com.br/produtos.asp?codigo_produto=2663&promo=7
LACED:
http://laced.etc.br/site/acervo/livros/intelectuais-indigenas-e-a-construcao-da-universidade-plurietnica-no-brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário